Trinta anos depois!

NOTÍCIA
Jornalista Alex Soares assina a coluna Agro Connection, no site Conexão Rural. Em publicação no dia 17 passado, apresenta interessantes informações sobre a mudança no comando da Embrapa Clima Temperado, em Pelotas. Foi a única unidade com a chefia trocada.

TROCA
Roberto Pedroso de Oliveira deixou a chefia, sendo substituído por Waldyr Stumpf Júnior, hoje de forma interina, mas que poderá ser permanente. Mandato de Pedroso seria concluído em outubro de 2025.

COMPANHEIROS
Informa Alex Soares: “A justificativa apresentada para a troca seria ‘incompatibilidade com o sindicato dos servidores e pressão de deputados do PT, especialmente Alexandre Lindenmeyer (deputado federal)’. Em nota nas mídias eletrônicas, ambos os grupos buscaram depreciar a gestão de Pedroso com dados duvidosos”.

COMPANHEIROS II
Segue Alex Soares: “entre os diretores da Embrapa Sede (Brasília) que ajudaram na decisão das exonerações está o pesquisador Clenio Pilon, que já ocupou o mesmo cargo de Pedroso e hoje responde pela diretoria de Pesquisa e Inovação”.

COMPANHEIROS III
Mais: “trabalhando ao lado da presidente Sílvia Massruhá, Pilon teve a indicação bancada pelo ministro das Comunicações (o certo é Secretaria de Comunicação da Presidência da República), Paulo Pimenta (PT), a pedido do ex-prefeito de Capão do Leão, Mauro Nolasco (PT)”.

DÚVIDA
Arremata o jornalista Alex Soares: “Fica a dúvida: a troca em Pelotas é o retorno de uma Embrapa mais política e politiqueira do que técnica e institucional?”. Que fique bem claro que não nenhuma conotação pessoal na publicação e na reprodução aqui feita.

FIM
Está revogada a liminar concedida pela Juíza de Direito Maria Aline Vieira Fonseca, que determinada a nomeação da professora Mariluce Kurz como chefe do gabinete do vereador Cauê Fuhro Souto (UB), na Câmara de Pelotas.

ANTES
Ao assumir o mandato no lugar de José Sizenando (UB) e indicar assessores para seu gabinete, Fuhro Souto apresentou o nome de Mariluce Kurz para a chefia de seu gabinete. Houve duas contestações de impedimento e o Poder Judiciário foi acionado, com a concessão da liminar.

JUSTIFICATIVAS
Resolução de autoria do vereador presidente, Cesar Brisolara (PSB), proíbe que pessoas com processo administrativo na Câmara assumam Cargo de Confiança. Neste caso, a indicada efetuou o pagamento da pendência. Em tese estava apta.

JUSTIFICATIVAS II
Não estava. Mariluce é detentora de duas matrículas na Prefeitura de Pelotas, como professora. Em uma está de licença para assuntos pessoais, mas a outra continua ativa. E aí constatou-se a impossibilidade para ocupar o cargo indicado.

DUPLICIDADE
O artigo 37 da Constituição Federal veda que, servidor público ativo, exerça função em outro poder, no caso o Legislativo. Há exceções que não se aplicam. Ouvido, o Ministério Público apresentou parecer com a mesma posição da Assessoria Jurídica da Câmara.

AUSÊNCIA
Paciente de procedimento odontológico de urgência no fim-de-semana, a ex-deputada estadual Leila Wulff Fetter (PP) não compareceu na solenidade em que sua foto foi descerrada na Galeria das Ex-Deputadas, na Assembleia Legislativa, realizada ontem. Foi representada pela vereadora Mônica Leal (PP).

ENTENDA 

É da Zona Sul o novo presidente da Federação dos Trabalhadores e Assalariados Rurais do Rio Grande do Sul. João César Larrosa (foto), presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Arroio Grande e Jaguarão, assumiu a presidência da entidade no recente 3º Congresso Estadual, com mandato de quatro anos. Larrosa também é vereador pelo Partido dos Trabalhadores (PT) em Arroio Grande.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Com muita esperança Anterior

Com muita esperança

Próximo

Competição

Deixe seu comentário